Caros utilizadores! Todos os materiais neste site são traduções de outros idiomas. Pedimos desculpas pela qualidade dos textos, mas esperamos que venham a tirar partido deles. Com os melhores cumprimentos, A administração do site. E-mail: [email protected]

O que saber sobre a erupção de Lamictal

A erupção de Lamictal é o efeito colateral mais comum da droga anti-convulsiva Lamictal, que contém um medicamento conhecido como lamotrigina. A erupção varia de um leve incômodo a uma complicação possivelmente fatal.

Uma pessoa que desenvolva uma erupção cutânea nas primeiras 8 semanas após tomar lamotrigina deve informar imediatamente o seu médico.

Neste artigo, nós cobrimos a freqüência de erupções cutâneas, sintomas, tratamento e possíveis complicações.

O que saber sobre a erupção de Lamictal

Erupção de Lamictal

A lamotrigina é um medicamento anti-convulsivo altamente eficaz, que também está disponível sob a marca Lamictal. Também pode ser usado para tratar o transtorno bipolar.

Cerca de 10% das pessoas, ou 1 em cada 10 usuários, experimentarão uma erupção cutânea. Esse efeito colateral pode ser mais comum em pessoas que também tomam valproato, incluindo o divalproato de sódio e o ácido valproico, que também são medicamentos antiepilépticos.

Uma erupção cutânea de Lamictal geralmente aparece dentro de 8 semanas após o início do tratamento. Geralmente desaparece quando a medicação é interrompida, sem outros efeitos colaterais graves.

Em um pequeno número de pessoas, entre 0,08 e 1,3%, a erupção pode se tornar perigosa e, possivelmente, fatal.

O risco de uma erupção grave aumenta se a pessoa também estiver tomando outro medicamento, e é mais comum em crianças de 2 a 16 anos.

Quando a erupção ocorre com outros sintomas ou está presente em grande parte do corpo, pode ser um sinal de:

  • Síndrome de Stevens-Johnson
  • Necrólise epidérmica tóxica
  • Síndrome de DRESS (reação a drogas com eosinofilia e sintomas sistêmicos)

Em alguns casos, é possível que a erupção seja simplesmente uma coincidência causada por outra coisa.

Não é possível dizer quais as erupções cutâneas são benignas ou podem ser graves, por isso, se aparecer qualquer erupção cutânea, a pessoa deve parar de tomar lamotrigina.

Sintomas

Apenas um médico pode diagnosticar corretamente uma erupção de Lamictal e decidir se é grave. No entanto, conhecer os sintomas dessa erupção pode ser útil para determinar se uma erupção pode ser causada por Lamictal e se é ruim o suficiente ser uma emergência.

Sinais e sintomas da erupção geralmente incluem:

  • bolhas vermelhas em uma ou mais áreas, geralmente no rosto ou na boca
  • comichão na pele
  • urticária
  • sensação geral de mal estar
  • febre

Indicações de uma erupção cutânea mais grave incluem:

  • descamação da pele
  • Bolhas muito dolorosas
  • vermelhidão, inchaço e inflamação em ou ao redor dos olhos
  • dores no corpo
  • tosse
  • sintomas como os da gripe
  • gânglios linfáticos inchados

Erupções graves geralmente se desenvolvem dentro de 5 dias a 8 semanas de início do Lamictal.

Complicações da erupção de Lamictal

Lamictal droga de perto

Para a grande maioria das pessoas, uma erupção cutânea de Lamictal não requer tratamento além de interromper este medicamento. Em outros casos, a erupção pode sinalizar uma condição médica séria.

Duas complicações graves, síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica, ocorrem em apenas 0,04 por cento das pessoas ou 1 em cada 2.500 tomando lamotrigina.

A presença de uma erupção grave após tomar Lamictal pode indicar:

Síndrome de Stevens-Johnson

A síndrome de Stevens-Johnson é uma reação rara e possivelmente grave à lamotrigina. Cerca de 50% dos diagnósticos são devidos a medicamentos, mas também podem ser causados ​​por infecções e vacinação.

Os sintomas da síndrome de Stevens-Johnson incluem:

  • sinais de gripe
  • bolhas roxas
  • olhos vermelhos e inchados
  • tosse
  • uma erupção cutânea cobrindo menos de 10% do corpo

Se não for tratado, Stevens-Johnson pode causar perda de visão, dano semelhante a queimadura na pele e nas membranas mucosas. Também pode ser fatal.

Necrólise epidérmica tóxica

A necrólise epidérmica tóxica é uma reação grave que pode fazer com que a pele descasque. Isso pode causar infecções graves.

Os sintomas podem incluir:

  • pele muito dolorosa
  • uma febre
  • descamação da pele
  • irritação ocular
  • uma área vermelha da pele que se espalha rapidamente

Os sintomas imitam aqueles de queimaduras graves. Mesmo com o tratamento precoce, esse distúrbio pode ser fatal em cerca de 10% das pessoas.

Síndrome de DRESS

A síndrome de DRESS é um efeito colateral raro de drogas que permanece pouco compreendido. Qualquer droga pode causar essa condição.

Os médicos acham que fatores genéticos podem ter um papel em quem desenvolve o DRESS. Vírus como o Epstein-Barr, que causa a infecção conhecida como mono, também podem aumentar o risco.

O DRESS causa sintomas generalizados. O corpo reage produzindo glóbulos brancos em excesso, o que pode resultar em sintomas graves semelhantes aos da gripe. Se não for tratada, o DRESS pode causar insuficiência hepática ou cardíaca e pode ser fatal em cerca de 10% das pessoas.

Quando ver um médico

sinal de emergência no hospital

Uma reação à medicação sempre garante uma ligação para o médico. Os estágios iniciais de complicações graves podem se parecer muito com uma pequena erupção cutânea, por isso é importante informar um médico imediatamente sobre todos os sintomas.

As pessoas devem ir para a sala de emergência imediatamente se tiverem sintomas graves, incluindo:

  • descamação da pele
  • uma febre alta
  • sintomas como os da gripe
  • mudanças de visão

Atrasar o tratamento por algumas horas pode colocar em risco a vida de uma pessoa.

Tratar erupções de Lamictal

O tratamento depende da gravidade da reação. Na maioria dos casos, um médico recomendará o término do tratamento com Lamictal.

Se a erupção for leve, um médico pode, em vez disso, aconselhar a espera para ver se ela desaparece sozinha.

O tratamento para reações mais graves sempre inclui parar a droga.

A síndrome de Stevens-Johnson requer hospitalização, geralmente em unidade de queimaduras. Drogas que atacam o sistema imunológico podem ser úteis em algumas pessoas, mas a estratégia de tratamento mais eficaz ainda não é conhecida. As pessoas com essa condição terão o cuidado de gerenciar e tratar os sintomas à medida que eles ocorrem.

A necrólise epidérmica tóxica geralmente requer hospitalização.Uma pessoa pode precisar de antibióticos intravenosos (IV), fluidos, isolamento de outras pessoas para prevenir a infecção ou terapia imunológica. O tratamento dependerá dos sintomas de uma pessoa. Como a doença progride rapidamente, o tratamento precoce é vital.

A síndrome de DRESS pode exigir uma ampla gama de terapias de suporte no hospital, incluindo o tratamento com medicamentos que suprimem o sistema imunológico e os corticosteróides. Uma pessoa pode precisar de tratamentos adicionais para complicações, como insuficiência cardíaca, renal ou hepática.

Outlook

Pessoas com uma erupção cutânea de Lamictal geralmente ficam melhor quando param de tomar o medicamento. Mas as complicações podem ser sérias, por isso é importante monitorar os sinais de uma erupção cutânea.

Pessoas com condições como epilepsia que não são mais capazes de usar o Lamictal podem mudar para outro medicamento. Eles podem precisar ser monitorados de perto para sinais de outra reação.

Like this post? Please share to your friends: