Caros utilizadores! Todos os materiais neste site são traduções de outros idiomas. Pedimos desculpas pela qualidade dos textos, mas esperamos que venham a tirar partido deles. Com os melhores cumprimentos, A administração do site. E-mail: admin@ptmedbook.com

Estatinas causam fadiga

Os medicamentos estatísticos estão entre os medicamentos mais usados ​​no mercado, mas agora os pesquisadores dizem que os remédios para baixar o colesterol podem causar fadiga e diminuir a energia ao esforço.

O estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine, foi conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, e envolveu mais de 1.000 adultos.

Segundo os pesquisadores, os médicos devem levar em consideração esses achados ao prescrever essas drogas.

Os efeitos colaterais das estatinas, particularmente seu efeito no exercício, ganharam atenção crescente nos últimos meses. Embora alguns pacientes em uso de estatinas relatem fadiga ou diminuição de energia, a ocorrência de fadiga com esforço ou diminuição de energia nesses pacientes não foi abordada em estudos anteriores.

Como resultado, Beatrice Golomb, MD, Ph.D., professora associada de medicina na UC San Diego School of Medicine e sua equipe matriculou mais de 1.000 adultos de San Diego, a fim de investigar a ocorrência desses efeitos colaterais. Indivíduos com doença cardiovascular e diabetes foram excluídos.

Os participantes do estudo foram aleatoriamente designados para receber uma das duas estatinas em doses relativamente baixas: pravastatina (Pravachol) a 40mg, ou sinvastatina (Zocor) a 20mg, ou placebo.

Os pesquisadores escolheram esses cetins como os mais solúveis em gordura e solúveis em água das estatinas, em doses que devem produzir uma redução similar de LDL (“colesterol ruim”). A equipe afirma que a redução de LDL seria comparável àquela com atorvastatina (Lipitor) em 10mg, ou rosuvastatina (Crestor) em 2,5-5mg.

Os participantes do estudo foram solicitados a avaliar sua energia e fadiga com a relação de esforço com a linha de base, em uma escala de 5 pontos, de “muito pior” a “muito melhor”.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que receberam estatinas eram consideravelmente mais propensos a classificar sua energia e fadiga com esforço como “muito pior” do que os que receberam placebo. Segundo os pesquisadores. O efeito pareceu mais forte nos participantes que receberam sinvastatina. A sinvastatina reduziu significativamente os níveis de colesterol.

Golomb explicou: “Os efeitos colaterais das estatinas geralmente aumentam com o aumento da dose, e essas doses eram modestas pelos padrões atuais. No entanto, a ocorrência desse problema não era rara – mesmo nessas doses, e particularmente em mulheres”.

De acordo com os pesquisadores, se, por exemplo, 4 de 10 mulheres em sinvastatina relataram piora de energia ou fadiga por esforço; 2 em 10 relataram piora em ambos, ou classificaram qualquer um como “muito pior”; ou se 1 em cada 10 participantes classificaram a fadiga de energia e esforço como “muito pior”.

Golomb disse:

“A energia é fundamental para a qualidade de vida. Também prediz o interesse na atividade. A fadiga exercida não apenas prevê a participação efetiva no exercício, mas tanto a energia mais baixa quanto a fadiga maior podem sinalizar o desencadeamento de mecanismos pelos quais as estatinas podem afetar negativamente a saúde celular”.
Os pesquisadores observam que os resultados deste estudo devem ser levados em consideração pelos médicos em determinações de risco-benefício para estatinas, particularmente para mulheres, pessoas com idades entre 70 e 75 anos (mesmo que haja doença cardíaca) e a maioria dos pacientes sem doença cardiovascular.

Escrito por Grace Rattue

Like this post? Please share to your friends: