Caros utilizadores! Todos os materiais neste site são traduções de outros idiomas. Pedimos desculpas pela qualidade dos textos, mas esperamos que venham a tirar partido deles. Com os melhores cumprimentos, A administração do site. E-mail: [email protected]

Bebidas energéticas ligadas à hepatite em novo estudo de caso

A maioria de nós consumiu bebidas energéticas em um ponto ou outro, seja por causa de um prazo iminente ou durante uma noite divertida. Embora as bebidas energéticas sejam frequentemente consideradas inofensivas, um novo relato de caso liga as bebidas a danos no fígado, depois que um homem previamente saudável desenvolveu hepatite por consumir muitos.

[duas latas de bebida energética azuis]

Nos Estados Unidos, a maioria das bebidas energéticas é consumida por jovens do sexo masculino entre 18 e 34 anos de idade. Quase um terço dos adolescentes entre 12 e 17 anos consomem bebidas energéticas regularmente, de acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa (NCCIH).

Entre 2007-2011, o número de visitas ao departamento de emergência relacionadas a bebidas energéticas nos EUA dobrou. As principais preocupações dizem respeito ao uso combinado de bebidas energéticas com álcool, o que leva ao excesso de consumo excessivo de álcool.

Quanto ao conteúdo de uma bebida energética, acredita-se que a cafeína e o açúcar representam a maior ameaça à saúde do consumidor.

De acordo com um novo relato de caso, no entanto, pode haver algo em bebidas energéticas que podem causar danos ao fígado.

O relatório detalha um homem de 50 anos que foi internado no hospital por hepatite aguda. O paciente teria consumido quatro a cinco bebidas energéticas por dia por mais de três semanas.

Esta é uma ocorrência muito rara; Há apenas um outro caso, no qual uma mulher de 22 anos desenvolveu hepatite aguda por consumir bebidas energéticas em excesso.

O homem consumiu quatro a cinco bebidas energéticas por dia durante 3 semanas

Este último caso – relatado pela Dra. Jennifer Nicole Harb, da Faculdade de Medicina da Universidade da Flórida e seus colegas – foi publicado na revista.

O homem já estava saudável. Ele não relatou nenhuma mudança em sua dieta ou consumo de álcool, nem tomava qualquer medicamento prescrito ou de venda livre. Ele também não consumiu nenhuma droga ilícita e não tinha história de doença hepática em sua família.

No entanto, por três semanas antes da hospitalização, ele começou a consumir bebidas energéticas para manter sua carga de trabalho pesada como operário de construção.

Após o período de 3 semanas, ele começou a desenvolver sintomas como mal-estar geral, anorexia, dor abdominal aguda, náuseas e vômitos. O paciente ficou alarmado quando estes sintomas foram acompanhados por icterícia e urina escura.

Excesso de niacina para culpar pela hepatite aguda

Ao exame, foi revelado que o número de enzimas chamadas transaminases estava elevado, o que indica danos no fígado. Uma biópsia hepática revelou hepatite aguda, e os médicos também encontraram evidências de infecção crônica por hepatite C.

“Embora o paciente tenha infecção por HCV [vírus da hepatite C], não achamos que o HCV tenha sido responsável por sua hepatite aguda”, disseram os médicos no relatório.

Os médicos explicam que a hepatite aguda provavelmente foi induzida pela ingestão excessiva de vitamina B3, também conhecida como niacina.

O paciente consumiu cerca de 160-200 miligramas de niacina por dia, o que é o dobro da dose diária recomendada.

Embora esses níveis de niacina não devam causar toxicidade, eles são semelhantes aos relatados no único outro caso de hepatite associada a bebidas energéticas. Lá, a mulher havia consumido 300 miligramas de niacina diariamente, o que era, na época, a menor dose relatada para causar toxicidade à niacina.

No caso do novo paciente, os sintomas foram eliminados no terceiro dia de internação, após cuidadosa observação e tratamento.

Ele interrompeu o uso de bebidas energéticas e foi aconselhado a evitar produtos semelhantes que contenham vitamina B3 no futuro.

Suplementos dietéticos e toxicidade hepática

Quase 50% dos casos de insuficiência hepática nos EUA são causados ​​por lesão hepática induzida por drogas (DILI), de acordo com o relato de caso.

Os autores do estudo de caso apontam que os suplementos dietéticos e fitoterápicos podem ser prejudiciais ao fígado, apesar de seus ingredientes naturais. Cerca de 23.000 visitas ao departamento de emergência a cada ano estão relacionadas a suplementos alimentares.

Embora vitaminas e suplementos nutricionais tenham sido reconhecidos como hepatotoxinas, eles continuam sendo ignorados por pacientes e médicos, alertam os autores. Isto é devido ao equívoco comum que, porque eles têm “ingredientes naturais”, eles devem ser inofensivos.

Na maioria das vezes, o tratamento primário para DILI envolve simplesmente parar a ingestão da substância que está causando a lesão e esperar que o fígado se normalize. A recuperação geralmente ocorre em poucos dias.

Um caso como o publicado pode alertar os médicos sobre os efeitos nocivos das bebidas energéticas e ajudá-los a eliminar a causa da hepatite de forma mais rápida e eficaz. Espera-se que os médicos tratem esses casos mais rapidamente e não ignorem mais os possíveis efeitos negativos que vitaminas, suplementos e produtos relacionados podem ter no fígado.

Os médicos recomendam que os pacientes sejam instruídos sobre os riscos de toxicidade hepática envolvidos no consumo de bebidas energéticas.

Os autores acrescentam:

“À medida que o mercado de bebidas energéticas continua a se expandir rapidamente, os consumidores devem estar cientes dos riscos potenciais de seus vários ingredientes. Vitaminas e nutrientes, como a niacina, estão presentes em quantidades que excedem em muito a ingestão diária recomendada.” acumulação nociva e toxicidade “.

Leia sobre os efeitos negativos que as bebidas energéticas podem ter para o coração.

Like this post? Please share to your friends: